Você conhece aquele tipo que adora mostrar sua posição, mas não tem a menor idéia de coisa alguma quando o assunto é gestão?
Conheço muita gente investida em cargos de gestão e liderança que não
tem a menor idéia ou conhece muito superficialmente as principais
ferramentas de gestão. Muitos exibem orgulhosos o seu status, mas não
entendem os princípios básicos de administração e gerenciamento.
Muitos executivos (alguns só
executores) acham que bastam possuir determinada posição, uma mesa e um
telefone e pronto: serão excelentes gestores. Porém, a realidade
demonstra uma situação bem diferente. Diretores, gerentes e
supervisores, com formação fora da área de negócios e sem o perfil
adequado, muitas vezes não conhecem o mínimo necessário para desenvolver
adequadamente as tarefas que se esperam em sua posição. A consequência
para os resultados organizacionais pode ser desastrosa. Isto explica, em
parte, a alta rotatividade de profissionais dessas áreas. Alguns desses
gestores, estranhamente, acham que precisam ser pedantes para conduzir
as pessoas. Alguns batem na mesa e gritam com seus subordinados. Porém,
algumas vezes, isso demonstrará falta de preparo técnico para o
exercício da função gerencial.
É claro que inúmeros desses
profissionais, que atuam como gestores sem uma formação na área, possuem
uma bagagem de experiências e competências inegável, mas muitos
poderiam obter muito mais resultados caso se preocupassem em aprender ou
desenvolver o perfil de um gestor de verdade. De maneira geral,
gerenciar envolve a identificação de problemas e tomada de decisões, a
condução de reuniões de maneira pró-ativa, desenvolver e monitorar
indicadores de desempenho organizacional, liderar e conduzir às pessoas
de maneira adequada em direção aos objetivos da organização, resolver
problemas e conflitos. Porém muitos, não conseguem se desvencilhar de
tarefas que executavam em outras posições e não se acostumam com as
novas responsabilidades exigidas na tarefa gerencial. Outros apresentam
falta de foco. Não conseguem iniciar e terminar uma mesma atividade,
seja porque assumem atribuições demais ou negócios demais ou por falta
de capacidade em administrar seu próprio tempo. Outros ainda demoram
muito a tomar decisões e são perfeccionistas em demasia. Resultado: o
atraso na tomada de decisões estratégicas gera um descompasso na
eficácia daquelas decisões, isto porque as oportunidades aparecem e
desaparecem rapidamente. É necessário ter agilidade.
Estar gerente não é a mesma coisa
de ser gerente. Para ser um gerente de verdade, é preciso conhecer e
aplicar algumas das técnicas de administração. Se você é um gerente e
acha que ainda tem muito a aprender ou pretende um dia se tornar um, eis
algumas dicas que certamente trarão resultados:
-
Liderança: a capacidade de liderança é talvez a
competência mais valorizada no mercado. Não é possível se tornar um
gerente excepcional sem possuir e administrar adequadamente uma equipe. O
gestor será tanto melhor quanto melhor for sua equipe. Para alcançar
uma liderança eficaz é preciso obter a legitimidade para tal. O uso do
poder para liderar não é sustentável, é preciso usar a autoridade (leia o
artigo “Você é insubstituível?” do mesmo autor, para saber mais).
-
Comunicação: para exercer uma liderança
eficaz, é necessário uma comunicação eficaz. Muitas pessoas cometem
erros nas empresas porque não receberam as instruções de maneira
completa e clara. Lembre-se: a comunicação só ocorre quando a mensagem
transmitida é recebida e compreendida pela outra parte.
-
Reuniões: a maioria das vezes em que um
gerente ou gestor é procurado para alguma coisa ouvimos a mesma
desculpa: “o sr. Fulano está em reunião”. Por que isto acontece? Seja
disciplinado em suas reuniões. Estipule reuniões de não mais de uma hora
(a não ser em casos excepcionais). Acima disso, as pessoas começarão a
ficar ansiosas e pensar em outros afazeres. Antes da reunião, prepare
uma pauta (roteiro) contendo os principais assuntos a tratar. Solicite
que alguém registre as decisões em ata e não termine a reunião sem
deixar claros os objetivos, os prazos e os responsáveis para que cada
uma saiba precisamente o que fazer. Na próxima reunião, você poderá
avaliar os resultados com maior facilidade e eficiência.
-
Estabelecimento de objetivos e metas: um bom
gerente deve ser capaz de estabelecer parâmetros de desempenho para sua
equipe, para a sua área ou para a organização. Os objetivos devem estar
de acordo com as diretrizes organizacionais. Evite estabelecer objetivos
impossíveis, que levarão as pessoas a se frustrarem ou objetivos
medíocres, que não as desafiem. Sempre que possível, quantifique os
objetivos. Atribua também objetivos à sua equipe, mas deixe-a participar
desse processo de elaboração. Elas tenderão a se comprometer muito mais
quando perceberem que os objetivos foram estabelecidos por consenso e
não de cima para baixo.
-
Envolvimento das pessoas: Uma liderança eficaz
não é possível sem o envolvimento das pessoas. Não adianta dizer: “Você
é pago pra isso”. Você não conseguirá nada, além de desmotivar ainda
mais sua equipe. Busque valorizar as pessoas, reconhecer os esforços e
aceitar suas idéias. Você poderá se surpreender.
-
Treinamento e desenvolvimento: participe de
treinamentos e esteja disposto a prender novas competências e novas
formas de fazer um mesmo trabalho. Isso se chama evolução. Quem não
busca o seu desenvolvimento, parou de evoluir.
-
Humildade: não conheço nenhuma faculdade que
ensine este conceito, mas ele é um fator crítico de sucesso para
qualquer posição. Profissionais que não possuem humildade tendem a ser
odiados pela equipe e pelos demais colegas e demoram a reconhecer seus
erros. O resultados, quando aparecem, podem ser fatais para a carreira.
Com disciplina e afinco, é possível desenvolver a capacidade
gerencial. Mesmo que você tenha estudado em Harvard e já tenha
trabalhado em várias multinacionais, lembre-se de que é possível
aprender cada vez mais. Muito se tem falado em organizações que
aprendem. Isto só é possível quando as pessoas que dela fazem parte,
desenvolvem novos hábitos, posturas e atitudes que geram bons
resultados. Isto é a essência do aprendizado e da Administração. Pense
nisso.
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By Faculdade Fatep Forquilha