Contabilidade de Custos e Gerencial
Com o advento da revolução industrial a proliferação das industrias e o surgimento das máquinas e da produção em grande escala , a função do contador tornou-se mais complexa , pois os dados para valorizar o estoque também eram mais complexos, uma vez que as compras de mercadorias foram substituídas por compras de matérias primas e utilizavam favores de produção que as transformavam em produtos destinados à venda.
com isso, a solução foi a utilização do mesmo método de apuração do resultado, das empresas comerciais, com a substituição das compras pelo pagamento da matéria-prima consumida na produção , energia eletrica etc., ou seja, todos os gastos realizados na industrialização dos produtos, que foram denominados Custos de Produção.
Vamos lá
Os componentes dos custo industrial podem ser resumidos basicamente em três elementos.
Material direto aplicado MD exemplo matéria prima ou material secundario e embalagens
Mão de Obra direta na Fabricação do produto MOD que inclui o valor dos salários e encargos sociais
Custos Indiretos de Fabricação CIF Inclui todos os gastos indiretos de Produção.
Devido 'a preocupação dos Contadores , Fiscais e Auditores em fazer da Contabilidade de Custos um instrumento de mensuração monetária dos estoques e resultados , isso deixou-a deficiente como instrumento de administração , não aprimorando para o campo gerencial. Mas com o crescimento das empresas e a distância entre o administradores , os ativos e as pessoas , surge a Contabilidade Gerencial , cujo objetivo é fornecer informações geradas a partir das demonstrações contábeis que ajudam nas tomadas de decisões como essas indagações.
A FABRICA POSSUI CAPACIDADE DE PRODUÇÃO SUFICIENTE PARA ATENDER A DEMANDA ?
QUAL PRODUTO OU LINHA DE PRODUÇÃO DE SER CORTADO, CASO NÃO TENHA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO ?
QUAIS OS PARÂMETROS PARA FIXAÇÃO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTO ?
A MATÉRIA PRIMA DEVE SER FABRICADA OU ADQUIRIDA DE TERCEIROS ?
QUAIS OS PRODUTOS DA EMPRESA DA LUCRO OU PREJUISO ?
Entre outras informações a Contabilidade Gerencial permite aos Administradores , atráves da informações geradas , avaliar o desempenho da empresa, verificar se foram compridas as metas estabelicidas no orçamento .
Como principal objetivo da Contabilidade Gerencial é gerar informações para os usuários internos da empresa, ela não segue os principios contábeis , e as informações são geradas nos padrões para atender as necessidades dos administradores.
A contabilidade Gerencial utiliza os dados de custos para o auxilio ao controle e para a tomada de decisôes.
Alguns Conceitos de Contabilidade de Custos :
Na linguagem comercial a palavra custo significa quando foi gasto para adquirir certa mercadoria ou serviço .
O sentido original da palavra custo é aplicado a contabilidade referindo-se 'a fase e os fatores de produção são retirados do estoque e colocados no processo produtivo, adicionando a MÃO DE OBRA DIRETA e os Custos Indiretos de Fabricação.
Gastos :
Compreende todo e qualquer pagamento ou recebimento de ativos, custos ou despesas, como exemplo temos.
Gasto com mão de obra ( salários e encargos )
Gasto com aquisição de mercadorias destinadas a revenda.
Gasto com aquisição de matéria-prima para industrialização.
Gasto com compra de ativos , como equipamentos ou máquinas.
Gasto com aluguel de equipamentos ou máquinas.
Gasto com 'agua ou energia elétrica.
Gasto com aluguel de equipamentos ou do prédio.
Gasto com material de escritório.
Investimento :
São os gastos efetuados em ativo ou despesas e custos que serão imobilizados ou deferidos . Sâo todos os gastos na aquisição de bens e serviços que venham a gerar beneficios futuros em funçaõ de sua vida útil.
Aquisição de Imóveis.
Aquisição de máquinas ou equipamentos.
Aquisição de matéria-prima.
Despesas pré-operacional.
Custos:
São gastos com bens ou serviços utilizados na produção de outros bens e serviços; é todo e qualquer gasto relativo 'a atividade de produção.
São gastos efetuados pela empresa que farão nascer os seus produtos.
Portanto, podemos dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos, que só pode ser reconhecido como tal, no momento que os fatores de produção ( bens e serviços ) forem efetivamente utilizados na produção , gerando um novo bem ou executando um novo serviço.
Alguns exemplos :
Os gastos com a manutenção das máquinas da fábrica.
Os aluguéis e os seguros do prédio da fábrica.
Os salários do pessoal do setor de produção.
As depreciações dos equipamentos da fábrica.
A máteria-prima utilizada no processo produtivo.
Os gastos com a manutenção dos equipamentos da fábrica.
Despesas:
São os gastos com bens e serviços que não fazem parte do processo produtivo , sendo consumidos com a finalidade de obtenção de receitas.
Para entendermos o que são despesas, basta seguir a seguinte lógica: A compra de matéria -prima para produção é o gasto que, a partir do momento que lançamos no estoque , se torna um investimento. Depois , quando é requisitado para o processo produtivo , baixamos e ele passa a ser custo, eo produto originario desse processo retorna ao estoque como produto acabado. Por sua vez, quando o produto é vendido , seu valor torna-se uma despesa, que chamamos de CPV - CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS o que, na verdade, é uma despesa, agregando todos os custos envolvidos na produção do novo be.
Logo, os custos incorporados nos produtos acabados são vendidos.
Notamos então , que as despesas são valores que reduzem o Patrimônio Liquido, demonstrando ser um sacrificio no esforço de se obter uma receita
Temos como exemplo:.
Despesa de água consumida no escritório.
Energia elétrica consumida no escritório.
Salários e encargos sobre a folha do pessoal do escritório.
Aluguéis e seguro do prédio do escritório.
Conta Telefônica do setor administrativo e de vendas.
Desembolso:
É o ato financeiro de pagar uma divida, um serviço ou um bem ou direito adquirido. É a execução financeira dos gastos e investimentos da empres, podendo ocorrer no momento do gasto, que são os pagamentos á vista, ou após o gasto, que são os pagamentos a prazo.
Pagamento é o desembolso resultante da aquisição de bem e serviço.
Perda:
É o consumo de um bem ou serviço de forma anormal e involuntária. As perdas não podem ser confundidas com as despesas, uma vez que estas representam um sacrificio para se obter receita. A perda não apresenta esforço algum como caracteristica geral da receita.
No entanto , assim como as despesas, as perdas são lançadas diretamente na conta de resultado do periodo da empresa.
As perdas normais de matéria-prima no processo de produção são consideradas custo de produção do periodo.
Alguns exemplos :
Perdas com incêndio.
Obsoletismo de estoque.
Gasto de mão-de-obra durante periodo de greve.
Material deteriorado por defeito no equipamento.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Mercado de Trabalho na Área de Adm
O campo de trabalho é amplo: cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. Mas o mercado é muito competitivo. Aproximadamente 2 milhões de estudantes formam-se por ano, e não há vagas formais para absorvê-los. Ainda existe a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA e conseguem emprego em Administração. Apesar disso, o mercado de trabalho para administradores no Brasil está crescendo junto com a economia. Grandes companhias estão ampliando seus quadros de funcionários, e as empresas familiares se profissionalizando e buscando candidatos com boa formação para fazer parte de seus quadros. "Empresas que tradicionalmente contratavam apenas profissionais de áreas técnicas, como Engenharia e Química, por exemplo, começam a perceber a necessidade de preencher cargos administrativos e de negócios, como compras, logística e marketing, com os formados na área e dotados de visão estratégica", afirma Marcos Amatucci, diretor nacional dos cursos de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.Como a atuação do administrador é bastante ampla, esse profissional se faz necessário em todo tipo de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócio) e em praticamente todas as áreas, desde a comercial, passando por logística, financeira e compras, até recursos humanos. A região Centro-Oeste apresenta o mercado que mais se expande. Os principais empregadores estão no setor de agronegócio, em cidades como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de empresas que oferecem programas de trainee, enquanto o setor público tem vagas em todo o país.$ Salário médio inicial: R$ 1.808,00.
Seu papel na administração de empresas
O problema principal a ser enfocado é: qual o papel da Controladoria no processo de gestão das empresas? Existe a necessidade do controle do desempenho empresarial. &n Para controlar tudo dentro de uma empresa é necessário partir de algumas premissas: A EMPRESA: 1) Toda empresa possui uma missão. 2) A empresa necessita garantir a sua continuidade. 3) A empresa busca a eficácia, atendendo às necessidades do meio em que se encontra e obtendo resultados que lhe garantam a continuidade. 4) A empresa contém culturas equilibradas e, persegue um modelo de gestão ideal. Por isso, temos de pensar na empresa, como uma entidade que visa prestar um serviço ou oferecer bens, para atender às necessidades da sociedade, tendo como motivação o benefício e a utilidade. Busca agregar valor, ou seja, conhecer o desejo do cliente para atender com eficiência. E atingir seu objetivo e cumprir sua missão. Segundo Guerreiro, “na caracterização da missão de uma entidade devem ser contemplados... os seguintes pontos: - valores fundamentais da entidade; - produtos e serviços oferecidos; - mercados de atuação; - clientela a ser atendida” GESTÃO - Nada mais importante para uma empresa do que a Gestão, esse é o foco principal da controladoria, Gerir é fazer as coisas acontecerem, ensina Catelli. Gestão é planejar, dirigir e controlar uma empresa, e é o mesmo que Administrar. É preciso criar modelos de avaliação de desempenho, para eliminar os riscos e buscar a eficiência e a eficácia. PLANEJAMENTO – É estabelecer missões e objetivos para a empresa, e os meios para atingir. Para fazer o Planejamento Estratégico a empresa deve tomar medidas. “... a incerteza ambiental é uma constante na vida empresarial... Portanto, a análise e o acompanhamento do ambiente onde a empresa atua é condição essencial para a sua própria sobrevivência”. A empresa deve captar os sinais indicadores de seus pontos fortes e fracos em função das ameaças e oportunidades existentes em seu ambiente. - pontos fortes são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação ao seu ambiente; - pontos fracos são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa, em relação a seu ambiente; - oportunidades são as variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições favoráveis para a empresa; - ameaças são as variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para a mesma. “Os pontos fortes e fracos compõem a análise interna, enquanto as oportunidades e ameaças compõem sua análise externa”. Faça o planejamento estratégico da empresa. SISTEMA DE INFORMAÇÕES – Para a gestão eficaz é necessário um bom sistema de informações, baseado em questionários de avaliação de desempenho, e em dados armazenados nos computadores. CONTROLE – O controle visa o bom desempenho da empresa. De modo que não haja excesso, desperdício ou roubo. Mede e avalia o desempenho para alcançar resultados. Tem que ser constante para corrigir qualquer falha imediatamente. O controle tem que ser permanente, existe o pré-controle, que deve ser feito antes de iniciar a operação, como por exemplo, pesquisa de viabilidade, opinião pública, visando agregar valor para o cliente, existe também o controle concomitante, que deve ser initerrupto dentro da empresa. E o controle que ocorre após cada operação para observar se houve falhas.[BR] CONTROLADORIA Se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidadede orientá-las para a eficácia. Tudo o que vimos até agora, são ferramentas que devem ser usadas para a controladoria. A controladoria visa o planejamento, controle e execução.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Turma de História e Pedagogia
Além de Administração a Faculdade Fatep Forquilha também trouxe o curso de história e pedagogia.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Comunicação Empresarial
O que é Comunicação Empresarial?
A Comunicação Empresarial é um conjunto de ações, atividades táticas e estratégicas, processos e métodos desenvolvidos para reforçar a imagem e o diálogo de uma empresa ou entidade junto aos seus públicos. Estes podem ser consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas ou até mesmo a própria opinião pública.
A Comunicação Empresarial em todo o Brasil tem assumido maior destaque, tendo em vista a possibilidade de trabalhar com diferentes públicos, vários tipos de conteúdo e discursos, desenvolvendo a segmentação dos meios de comunicação, concorrência e o avanço das novas tecnologias.
Os micros e pequenos empresários devem tratar este escopo como uma ferramenta para suas atividades e para seu crescimento, tal qual Marketing, Recursos Humanos e outras disciplinas correlatas ao empreendedorismo.
Hoje, tem de se pensar no conjunto das atividades e no esforço empresarial da comunicação, transformando os executivos e empreendedores em pessoas capazes de organizar estrategicamente suas metas, a fim de atingir seus reais objetivos apoiados em ferramentas como a Comunicação Empresarial.
A Comunicação Empresarial é um conjunto de ações, atividades táticas e estratégicas, processos e métodos desenvolvidos para reforçar a imagem e o diálogo de uma empresa ou entidade junto aos seus públicos. Estes podem ser consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas ou até mesmo a própria opinião pública.
A Comunicação Empresarial em todo o Brasil tem assumido maior destaque, tendo em vista a possibilidade de trabalhar com diferentes públicos, vários tipos de conteúdo e discursos, desenvolvendo a segmentação dos meios de comunicação, concorrência e o avanço das novas tecnologias.
Os micros e pequenos empresários devem tratar este escopo como uma ferramenta para suas atividades e para seu crescimento, tal qual Marketing, Recursos Humanos e outras disciplinas correlatas ao empreendedorismo.
Hoje, tem de se pensar no conjunto das atividades e no esforço empresarial da comunicação, transformando os executivos e empreendedores em pessoas capazes de organizar estrategicamente suas metas, a fim de atingir seus reais objetivos apoiados em ferramentas como a Comunicação Empresarial.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
Perfil desejado do formando
O Curso de Administração deve ensejar condições para que o bacharel em Administração esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, social e econômico da produção, de serviços e de seu gerenciamento, no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver o gerenciamento e a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
Competências e habilidades
O Curso de Graduação em Administração deve formar profissionais que revelem, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
•reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;
•desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
•refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção e de serviços, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
•desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo
crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
•ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
•desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
•desenvolver capacidade para elaborar, programar e consolidar projetos em organização;
•desenvolver capacidade para realizar consultoria em áreas da administração,
pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.
Campo de atuação
As principais atividades profissionais dos administradores, como funções do trabalho liberal ou em organizações, dizem respeito a:
•elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;
•pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos nos campos da administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de marketing (mercadológica), administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou com os quais sejam conexos;
•exercício de funções e cargo de administrador em empresas privadas, serviços públicos, autarquias, sociedades de economia mista, empresas estatais e paraestatais, em que fique expresso e declarado o título de cargo abrangido;
•exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos da administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração;
•magistério em matérias técnicas do campo das Ciências Administrativas e
Organizacionais
O Curso de Administração deve ensejar condições para que o bacharel em Administração esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, social e econômico da produção, de serviços e de seu gerenciamento, no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver o gerenciamento e a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
Competências e habilidades
O Curso de Graduação em Administração deve formar profissionais que revelem, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
•reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão;
•desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
•refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção e de serviços, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
•desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo
crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
•ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
•desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
•desenvolver capacidade para elaborar, programar e consolidar projetos em organização;
•desenvolver capacidade para realizar consultoria em áreas da administração,
pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.
Campo de atuação
As principais atividades profissionais dos administradores, como funções do trabalho liberal ou em organizações, dizem respeito a:
•elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;
•pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos nos campos da administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de marketing (mercadológica), administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou com os quais sejam conexos;
•exercício de funções e cargo de administrador em empresas privadas, serviços públicos, autarquias, sociedades de economia mista, empresas estatais e paraestatais, em que fique expresso e declarado o título de cargo abrangido;
•exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos da administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração;
•magistério em matérias técnicas do campo das Ciências Administrativas e
Organizacionais
Faculdade Fatep Pará
Amanhã é o grande dia da 1º Atividades Acadêmicas. Esperamos por vc!
Dia 09/04/2011
Dia 09/04/2011
terça-feira, 29 de março de 2011
Matérias Contidas no Curso De Graduação - Administração
1º Período
Teoria Geral Da Administração
Filosofia E Ética Empresarial
Sociologia
Matemática I
Economia
2º Período
Teoria Geral Da Administração II
Comunicação Empresarial
Instituição Dos Direitos Públicos E Privados
Matemática II
Métodos E Técnicas De Pesquisa
3º Período
Matemática Financeira
Psicologia Empresarial
Marketing I
Direito Empresarial
Contabilidade Empresarial
4º Período
Estatística
Informática Aplicada
Administração De Recursos Humanos I
Marketing II
Contabilidades De Recursos E Gerenciais
5º Período
Administração De Sistemas De Informação
Administração De Recursos Humanos II
Administração Da Produção I
Administração Financeira E Orçamentária I
Organização Sistemas E Métodos
6º Período
Administração De Materiais E Patrimoniais
Administração Financeira E Orçamentária II
Administração Da Produção I
Empreendedorismo
Tópicos Especiais Em Administração I
Projeto E Estágio Supervisionado
7º Período
Elaboração E Analise De Projetos
Gestão Ambiental E Responsabilidade Social Das Organizações
Planejamento Estratégico E Política De Negócios
Tópicos Especiais Em Administração II
Trabalho De Conclusão De Curso I
Projeto E Estágio Supervisionado
8º Período
Gestão E Transformação Organizacional
Mercado E Formação De Cenários
Logística Empresarial
Gestão De Comercio Exterior
Trabalho De Conclusão De Curso II
Atividades Complementares
Teoria Geral Da Administração
Filosofia E Ética Empresarial
Sociologia
Matemática I
Economia
2º Período
Teoria Geral Da Administração II
Comunicação Empresarial
Instituição Dos Direitos Públicos E Privados
Matemática II
Métodos E Técnicas De Pesquisa
3º Período
Matemática Financeira
Psicologia Empresarial
Marketing I
Direito Empresarial
Contabilidade Empresarial
4º Período
Estatística
Informática Aplicada
Administração De Recursos Humanos I
Marketing II
Contabilidades De Recursos E Gerenciais
5º Período
Administração De Sistemas De Informação
Administração De Recursos Humanos II
Administração Da Produção I
Administração Financeira E Orçamentária I
Organização Sistemas E Métodos
6º Período
Administração De Materiais E Patrimoniais
Administração Financeira E Orçamentária II
Administração Da Produção I
Empreendedorismo
Tópicos Especiais Em Administração I
Projeto E Estágio Supervisionado
7º Período
Elaboração E Analise De Projetos
Gestão Ambiental E Responsabilidade Social Das Organizações
Planejamento Estratégico E Política De Negócios
Tópicos Especiais Em Administração II
Trabalho De Conclusão De Curso I
Projeto E Estágio Supervisionado
8º Período
Gestão E Transformação Organizacional
Mercado E Formação De Cenários
Logística Empresarial
Gestão De Comercio Exterior
Trabalho De Conclusão De Curso II
Atividades Complementares
quinta-feira, 17 de março de 2011
1ª Atividades Acadêmicas Fatep - Forquilha
1ª Atividades Acadêmicas Fatep - Forquilha
No dia 09 e 10 de Abril de 2011, realizará na vila Forquilha a 1ª Atividade Acadêmica.
Local: Escola Francisco Portilho de Melo
Horário: a partir das 18:00 (Dia 09)
e apartir das 08:00 do dia 10.
Com as seguintes atrações:
Palestras
Apresentações
Tudo sobre cultura
e muito mais...
Terá venda de sucos, doces e salgados, jantar, tudo especialmente para vc!!!
Local: Escola Francisco Portilho de Melo
Horário: a partir das 18:00 (Dia 09)
e apartir das 08:00 do dia 10.
Com as seguintes atrações:
Palestras
Apresentações
Tudo sobre cultura
e muito mais...
Terá venda de sucos, doces e salgados, jantar, tudo especialmente para vc!!!
Plantão de Dúvidas Aqui!
Para quem tem algumas dúvidas para navegar pelo blog Faculdade FAT Vila Forquilha, aí vão perguntas com respostas
1. "Como faço para ser seguidor (a) do blog Faculdade FAT?"
Resposta: Logo quando uma pessoa entra no blog, ela vê os seguidores, com um botão escrito "seguir"Basta clicar e aparecerá uma janela com 3 opções: twitter, yahoo e google. Clique em google e coloque sua conta google lá (é seguro). Mais duvidas, fale por comentário.
2. "Como faço para comentar as postagens?"
Resposta: É muito simples. No fim de todas as postagens tem uma "barra" com várias informações como: por quem foi escrita a postagem, o horário etcc... ". Basta clicar e comentar à vontade!!
3. "Qual é o nome do site desse blog?"
Resposta: O nome é faculdadefatforquilha.blogspot.com
Você tem mais dúvidas? Mande um comentário com a sua dúvida, para a postagem mais recente!
quarta-feira, 16 de março de 2011
Fatep
A Fatep é uma faculdade que após observar as dificuldades dos alunos se deslocarem para estudar, resolveu ir até eles, levando oportunidades de cursarem um nível superior.
Assinar:
Postagens (Atom)